quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sobre O Teatro Mágico, Música Livre e o Lançamento do DVD "2º Ato"...




Estou aqui na frente do computador tentando escrever aqui alguma coisa sobre a trupe O Teatro Mágico, passei por tanta coisa tendo suas canções como trilha sonora, passei por tanta coisa por eles, com eles, eles fazem um trabalho tão especial que eu não sei por onde começar.
Quando conheci o trabalho da trupe eu estava passando por um período muito difícil, muita coisa acontecendo, eu tava meio perdida, e me sentindo meio só.
A Trupe foi formada por Fernando Anitelli em 2003, é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e do cancioneiro popular juntando diferentes segmentos artísticos num mesmo espetáculo.
Em 2008 lançaram seu segundo CD titulado “2º Ato”, e este mês estarão lançando o DVD do mesmo, sem apoio de gravadoras ou campanhas midiáticas, não por falta delas, mas por defender o movimento MPB- Música Para Baixar, e estarem a frente da luta pela reforma da lei de direito autoral.
O novo DVD,produzido em parceria com o Itaú Cultural, vem com um selo que permite a livre circulação, exibição, veiculação e cópia das imagens e do áudio, na íntegra, é o “creative commons”. É uma obra livre, de música livre! Tudo liberado para compartilhamento virtual. Acho isso o máximo!
Mesmo liberando todo o seu trabalhado na internet gratuitamente junto com o discurso “Pirateiem o nosso trabalho”, a bande vendeu 200 mil cópias do primeiro CD, 80 mil do segundo e 50mil do DVD “Entrada Para Raros”.
Me lembro que uma pessoa muito querida e especial havia me falado da Trupe, que eu gostaria muito, mas acabei de esquecendo de procurar algo mais sobre na internet. Pouco mais de um mês depois disso foi publicada a programação do “Salão do Livro do Tocantins” (evento que acontece todos os anos em Palmas), logo me lembrei do comentário que havia ouvido. Poucos dias depois num sábado vi o Serginho Groisman anunciando que a Trupe estaria no programa dele, eu não podia perder, tinha ver o que era aquela tal trupe afinal era teatro? Música? Circo? Mágica? Descobri que era muito mais que aquilo? Era a melhor mistura que já tinha visto na vida, afinal “Por que é que não se junta tudo numa coisa só?”, passei as próximas semanas baixando as músicas, cantando e dançando pela sala, como uma louca feliz, as músicas me trazem uma sensação de liberdade.
Depois de chorar por não conseguir entrada pro show, achando que não ia conseguir assistir, encontrei umas amigas na fila dos “sem ingresso” e lá fiquei por quase 5h. até o tão sublime e esperado momento, foi lindo, encantador, eu não sabia se cantada com o Anitelli, ou se ficava de boca aberta olhando Gabi e Rober em suas acrobacias.





No dia seguinte, ainda nostálgica, um amigo me liga, dizendo que estava em Taquaruçu com a trupe, não acreditei obvio: “Como uma banda, famosa iria com eles pra uma cachoeira qualquer no TO”. Meu amigo passou o celular pro Rober, após alguns segundos de conversa, continuei sem acreditar, Rober, quase que me desafiando diz: “Ah não acredita? Então fala com o Anitelli”, QUASE DEIXEI O HOMEM SURDO,rs e ele muito calmo disse: “Menina onde você está? Vem pra cá que isso aqui é lindo” rs
Chorei muito por não poder ir (eu sou uma boba chorona mesmo, rs). Mas aquela noite, fui novamente ao show, que foi ainda melhor,mais mágico.
A melhor coisa que a Trupe troce foi sem duvida amigos, pessoas especiais e sublimes, cheias de arte e poesia no coração. Foi com algumas destas pessoas que viajei até Goiânia para assistir a mais uma apresentação mágica. Após o show um caldinho e um chopinho com a trupe, e uns joguinhos esquisitos com a trupe técnica. No meio da noite, Anitelli inventa uma tal de anta (Você puxa o lábio superior e põem a língua pra fora), Gabi não queria fazer, logo a mesa inteira começa a cantar “Faz, faz ,faz Gabi ,faz a Anta” rs.



No ano seguinte, descobrimos que a Trupe não viria a Palmas, e começamos a lotar a caixa de e-mail da fundação cultural com pedidos e implorações para que a Trupe retornasse ao Salão do Livro, dessa vez com o recém lançado “2º Ato”. Foi perfeito como sempre.



Começamos a discutir na comunidade a idéia de trazer a trupe para Palmas. Fui pessoalmente conversar com um produtor, que gostou da idéia, mas acabamos não levando pra frente, por problemas pessoais dele, por enquanto. Segundo ele: “Ainda está de pé”, rs. Quem sabe um dia a gente consegue. Rs .



O que mais admiro na Trupe além do seu trabalho em si, e da sua luta por uma música livre, e essa simplicidade, de estar sempre perto do público, fazendo com que a gente se sinta parde da Trupe, e fazendo com que a gente tenha vontade de trabalhar junto pelos seus idéais, torcendo e comemorando junto as suas vitórias.
Por enquando, ficam os amigos, as lembranças, a saudade dos belos momentos proporcionados e a esperança de em breve poder estar perto da Trupe novamente.





Site Oficial – http://www.oteatromagico.mus.br/



Serviço:
Show de lançamento do dvd “Segundo Ato” no Rio de Janeiro
Data do Show: 16/07/2010
Horário do Show: à partir das 21h
Local do Show: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa – Rio de Janeiro
Pontos de Venda: Lojas South, Barra Shopping – 2431-8909, Botafogo Praia Shopping – 2237-9275, Plaza Shopping Niterói – 2620-6769, Ilha Plaza Shopping – 2463-7521, Iguaçu Top Shopping – 2666-7701, Shopping Tijuca – 2234-3801, Lojas Banco de Areia, Shopping Leblon – 2239-3444 e Rio Sul – 3873-0969.



Show de Lançamento do dvd “Segundo Ato” em São Paulo
Data do Show: 18/07/2010
Horário do Show: 19h
Local do Show: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros – São Paulo
Pontos de Venda: No próprio Carioca Club e através do site: www.ingressorapido.com.br
Valores dos Ingressos: 1° Lote: R$ 25,00 (Meia e Promocional)/2° Lote: R$ 30,00 (Meia e Promocional)





3 comentários:

  1. Adorei! Vale lembrar que foi a partir dos seus comentários e da Elynha que passei a me interessar pela trupe! conhecia só as musicas pela net, e não eram todas! Mas quando vc me emprestou os Cds para gravar, vi a imensidão do trabalhooo...perfeito.... eles são demais, foi paixão do início ao fim! Brigada Ana, por também fazer parte da minha história com a trupe que tanto AMO!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua história com a trupe!!
    Todo mundo tem!!

    Rs rs
    No meu primeiro show, que foi um pocket, eu "viajei" São Paulo inteira! Foram quase 3 horas dentro de ônibus e metrô (por causa do trânsito e da distância!)

    Mais tudo vale a pena!
    Aliás, no DVD de uma das minhas amigas ele autografou: "Valeu a Luta" e ele não sabia, mais realmente tinha sido uma luta chegar lá!!

    Obrigada pelo comentário lá no meu blog!

    =D

    Beijão!!
    comolidar.tumblr.com

    ResponderExcluir
  3. Sua história com o TM é linda, flor! Muito boa sorte!

    ResponderExcluir