terça-feira, 8 de março de 2011

Sobre o Dia Internacional da Mulher...


O dia internacional da mulher sempre trás muitos “parabéns”, flores e presentes.
Mas... será esse o objetivo?
Creio eu que a resposta a esta pergunta esteja na história, no motivo, da criação da data:

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. [...]Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.
1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.”
(Wikipédia)

Ou seja, a data foi criada pra lembrar os movimentos feministas que pediam por paz, melhorias trabalistas, o direito a voto, e claro, diziam não a violência. Preciso dizer mais alguma coisa?
A data é um momento de reflexão: “Será que as mulheres de fato tem direitos iguais?”
Penso eu que, a causa feminina é bem parecida com a causa negra, que igualmente foram descriminadas por muito tempo. Tratadas como “seres” inferiores, como se não pensasem, como se não tivessem opinião, e em muitos momentos, como se não tivessem sentimentos.
Infelizmente o comércio tomou conta da data, fazendo todos nós acreditarmos que nesta data somos obrigados a dar flores e presentes para a mulherada, como se este fosse o único e total objetivo da data. Esses meus colegas publicitários fazem cada coisa... rs
Acho que com o passar dos anos, nós mulheres conquistamos muitas coisas, tanto do lado pessoal, como no lado legal da coisa. A lei Maria da Penha por exemplo, que “nos proteje” de maus tratos. O direito a voto, o direito a cargos que normalmente eram masculinos (ontem, assistindo o carnaval pela televisão, descobri que mulher na bateira da escola de samba não é uma coisa muito antiga),e aos poucos vamos “invadindo” o espaço deles, e provando que não temos só charme, e que podemos sim fazer o que eles fazem, tão bem, ou ainda melhor do que eles. Prova disso, é Dilma na presidência.
E no lado pessoal, conquistamos a liberdade financeira, provamos que podemos ser mães de familia, entre outras coisas...
E o engraçado é que os homens se acham os bambambans, mas pede pra eles terem uma jornada tripla de cuidar da casa, dos filhos e ainda por cima trabalhar fora, como a maioria das mulheres vivem, a maioria dos homens não aguenta.Creio que a maior e mais dificil luta feminina atual, é mudar a cabeça deles. Sim, a maior dificuldade é colocar na cabeça dos homens que a mulher não é só um brinquedinho dele, que vai satisfazer todas as suas vontades sexuais e estomacais, e de quebra, lhe dará herdeiros.
Resumindo, os “parabéns” fazem sentindo, pois, é hora de lembrar de muita luta de muitos anos, e que nos deram muitas conquistas. Aliás, as flores e os presentes são muito bem vindos, se vierem junto com reflexão sobre o assunto, e claro, o apoio a causa e a luta, que temo eu, que ainda se arrastará por muitos anos, muitas discuções, passeatas e pelo sofrimento de muitas mulheres mundo a fora.

Um comentário:

  1. Parabéns KANITZ!!! Você apontou "um tantão" de itens referentes às questões de gêneros, conhecimento que poucas pessoas se despertaram. Devagarzinho as mulheres estão criando voz, mas sabemos, as disparidades ainda são muitas. Basta olharmos no próprio dicionário Aurélio o conceito de mulher x homem. De acordo com tais conceitos, Homem desde que nasce, já é homem...e a mulher?...dê uma olhada! rs...Parabéns, de novo, Kanitz por enxergar ao longe.

    ResponderExcluir