terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sobre Jovem, Tempo e Paciência...


Aos 12 anos de idade, decidi que não iria fazer um cursinho de inglês. O motivo? Eu nunca gostei de inglês e eu dizia “Ainda tenho muito tempo pra começar a fazer isso...”
Aos 14 anos alguém me disse: “Por que você não faz um curso de informática?” A minha resposta foi: “Eu já sei fazer o que preciso, e pro resto, ainda tenho muito tempo pra começar a fazer isso...”
Aos 16 anos minha mãe me disse “Ana, vai arrumar um emprego...” e eu respondi “Não mãe, ainda tenho muito tempo pra começar a fazer isso...”
Aos 18 anos, depois de entrar na faculdade, comecei a fazer um curso de corel draw que me seria muito útil , mas eu me estressei com ele, e parei, afinal “Ainda tenho tempo pra começar a fazer isso...”
Esse é o problema da maioria dos adolescentes e jovens, a gente sempre acha que tem tempo pra tudo. A gente sempre acha que tudo pode ficar pra depois...
Até a gente descobrir que o tempo faz o que ele quiser com as pessoas, com o mundo, transformando tudo e todos. E o pior é que ele só dificulta as coisas.
A gente sempre acha que tem tempo até descobrir que quanto mais velhos vamos ficando, mais rápido o tempo passa, e com o tempo, não nos sobrará tempo pra nada. Não teremos tempo pra recuperar o tempo perdido, que dali pra frente, tudo vai ser sempre mais difícil.
Também temos um grave problema de achar que os sonhos se realizam. Na verdade eles até se realizam, mas não do nada, como num passe de mágicas. Eles se realizam depois de muita ralação e suor.
Demoramos pra perceber as coisas acontecendo a nossa volta. Demoramos a perceber as oportunidades aparecendo, as portas se abrindo e se fechando na nossa cara.
E ai, quando nos vemos sozinhos no mundo, sem nenhum “responsável” por nós, entramos em desespero, passamos noites e noites chorando, por não conseguir resolver os problemas. rs .Como se chorar fosse resolver alguma coisa, mas a gente demora pra descobrir isso também.
Cresci ouvindo e vendo que as pessoas queriam e faziam as coisas cada vez mais rápido. Somos da geração do fast food, da internet banda larga com redes sociais, queremos tudo o mais rápido possível, de preferência imediatamente, não temos paciência pra esperar que as coisas aconteçam na hora certa, e da forma certa.
Enfim.
Somos um monte de impacientes, preguiçosos que acham que tem tempo de sobra.

2 comentários:

  1. É o que a avó da minha avó sempre dizia: "Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!". Porém, mais difícil do que dizer é agir, porque em nossa adolescência, queremos ser o que quisermos e não de acordo com o que os outros pensam!

    Parabéns, seu blog está ótimo!
    Abras

    ResponderExcluir
  2. Acho que não podemos generalizar! Nem todo mundo é assim. Não podemos pegar toda uma geração e definir as características dela sem olhar para o âmago de cada indivíduo e suas diferenças. Somos seres procrastinadores, ainda mais no séc. XXI com muita informação e grandes exigências. O mundo se tornou complexo e tempos que acompanhá-lo. Não dá pra evitar o inevitável, mas se adaptar a ele. Em suma, é preciso ter um planejamento...não estou falando de um planejamento mental, mas no papel, no qual conste tudo o que vc precisa fazer no dia, na semana, no mês, no ano e nos anos que virão. É difícil, pois vamos mudando com o tempo e nossos desejos e necessidades acompanham esse processo, mas há coisas que não podemos adiar o tempo inteiro. Só temos uma vida...Utilize-a com cuidado. Abs

    ResponderExcluir