quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sobre a Copa do Mundo...


Parece que a copa do mundo tem um poder hipnotizador, deixa todo mundo doido.
Para todo o lado que você olha tem alguma coisa referente a copa, nas roupas, noticias, propagandas...
Ontem eu andando pela estação de ônibus vi um grande grupo de homens, rodeando alguma coisa, tinha uns 10 motoristas, todos de azulzinho , alguns meninos de mochila. Quando me aproximei, pra ver o que estava acontecendo, o que tinha na frente deles? Uma TV. E o que estava passando? Jogo da copa, obvio.
Logo depois do jogo do Brasil na terça feira, eu fui pra faculdade, e dentro do ônibus quase todo mundo estava de verde e amarelo, alguns usavam uns chapéus e perucas coloridas.
Sabe o que eu mais gosto na copa? Essa união.
Todo o país torce pelos mesmos jogadores, não tem aquele rivalidade boba, e nem brigas de torcida, que é uma das coisas que me fazem odiar o nosso futebol.
Mas, nem que seja por um mês, gremistas e colorados, corintianos e flamenguistas, todos usam a mesma cor de camisa, e comemoram juntos.
Gosto também da união de milhões de pessoas de todos os lugares do mundo, se conhecendo, e conhecendo a cultura de um país.
Mas sabe o que eu não gosto na copa? Desperdicio de dinheiro.
O país que vai sediar a copa gasta milhões e mais milhões de dinheiro, para arrumar estádios de futebol (como é o que o Brasil já está fazendo pra próxima copa). Claro que gera muitos empregos, traz turistas... Mas e as escolas? E os hospitais? Ficam 4 anos sem fazer os melhoramentos necessários, por que o país precisa do dinheiro pra arrumar um estádio de futebol, onde só gente rica vai poder entrar por que o valor do ingresso vai ser uma fortuna? Vocês já viram o Pronto Socorro do hospital geral aqui de Palmas? É minúsculo, e vive lotado, precisa no mínimo triplicar o tamanho daquilo, e vive sem os aparelhos necessários. O que os médicos e enfermeiros vão dizer pras famílias dos pacientes? “Olha minha senhora, o seu filho precisa de tal aparelho respiratório, mas o governo não comprou o aparelho por que precisou reformar tal estádio pra copa do mundo. Sinto muito, mas seu filho vai morrer!”
O que mais me chamou atenção nesta copa, foi a campanha do “Um gol: Educação” que eles lançaram em 2009 , que pretende colocar na escola as muitas crianças que não estão estudando, fazendo assim o país crescer.
Talvez se todo país que fosse sediar uma copa, lançasse uma campanha que pudesse ajudar o país de alguma forma, talvez todo o dinheiro gasto em reformas e construções de estádios valesse a pena.


Noticia sobre o Um Gol: Educação
http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=5987

Nenhum comentário:

Postar um comentário