quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobre Água, Mundo e Sua Parte...


Lá na faculdade, a agência modelo esta tratando sobre a água essa semana...
Pelas pesquisas que eles fizeram, em 2020 não haverá mais água suficiente para todos no mundo, e esse problema vem do que nós estamos fazendo com o nosso mundo hoje(Muito bom, eles “bloquearam” todos os bebedouros e ninguém pode beber água). Desmatando, jogando lixo onde não deve ser jogado, criando muito lixo...É uma bola de neve, uma coisa leva a outra.
Aqui em casa, levo bronca se não separo o lixo orgânico, e os recicláveis...
Odeio quando cortam uma árvore, não jogo lixo no chão, e não deixo ninguém jogar, to tentando fazer a minha parte...
E acho que todos nós devemos fazer a nossa parte...
Tem gente que não acredita nisso tudo, mas se você não acredita, cuide pelo menos do seu lixo, pra manter nossa cidade, estado, país e mundo limpos. Né?
Alguns paises já sofrem e muito com o problema da escassez de água. Na verdade, nem precisamos ir tão longe certas regiões do Brasil, ou não tem água, ou tem uma água não potável.
Bom...
Conversando sobre o que a agência modelo ta fazendo na faculdade, meu padrasto comentou sobre o texto abaixo, que ele me enviou, e queria que vocês lessem e refletissem...
Vamos cuidar do nosso planeta!




Carta escrita em 2070

Estamos no ano de 2070.
Acabo de completar os 50 mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água.
Creio que me resta pouco tempo.
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a
pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira.Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saia de
uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava
dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.
Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo;
tivemos que voltar a usar poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água. A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozonio que os filtrava na atmosfera.
Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.
As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático.
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas
desertas.
A comida é 80% sintética.
Pela ressiquidade da pele, uma jovem de 20 anos está
como se tivesse 40.

Os cientistas investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores, o que diminui o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos e, como consequência, há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3
por dia por habitante adulto. As pessoas que não podem pagar são retiradas das “zonas ventiladas”, que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar.
A idade média é de 35 anos.
Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exército; a água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais que o ouro ou os diamantes.
Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se precipitação, é chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atómicas e indústrias contaminantes do século XX.
Advertia-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o bonito que eram os bosques, falolhe da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente.
Ela pergunta-me: “ Papá! Porque se acabou a água?”
Então sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente
não tomámos em conta tantos avisos.
Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do
meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda
podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta!


Extraído da revista biográfica “ Crónicas de los Tiempos” de Abril de 2002

Um comentário:

  1. Gostei... é, realmente se naum cuidar-mos da agua estara cada vez mais perto de acabar

    ResponderExcluir