domingo, 9 de maio de 2010

Sobre o Dia das Mães...




No dia das mães do ano passado, ouvi a história sobre o dias das mães...
E é a seguinte:
Uma jovem americana chamada Anne Jarvis havia perdido sua mãe, e estava muito triste, as amigas dela tiveram a idéia de fazer uma festa pra homenagear a mãe da amiga, e ela pediu que a homenagem fossem estendida pra todas as mães, vivas ou mortas... A festa se repetiu por vários anos, e se espalhou pelos EUA , até virar uma data nacional e correr o mundo.

Mas nosso pai dos burros, Tio Google, nos mostra que o Wikipédia é mais inteligente que eu... olha o que ele diz, além da história da Anna (lindo nome por sinal .rs):


“Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro”


Viram? Meu blog também é cultura...\o/
Rs


Bom, na verdade acho que é uma data totalmente comercial, só pro comercio faturar com isso...(assim como dia dos pias, crianças dia da mulher...)Mas aho importante ter uma data pra se parar pra pensar em algumas coisas, a gente normalmente não faz isso na correria do dia a dia. Mas todo dia, é dia de dizer “Te Amo Mamãe!” rs

Na verdade, quero aproveitar a data, a curiosidade e o blog pra homenagear a minha mãezinha que este ano esta na casa do minha vózinha, e por isso não posso dar os parebéns pra ela!


Mãe
...
Obrigada por tudo... tudo mesmo...
Todas as conversas, as brigas, o carinho, e até as palmadas que me fizeram aprender...
Queria também pedir desculpas por todas as besteiras que eu já fiz ( e que ainda vou fazer, rs), que a tiraram do sério, mas agradeço por me mostrar que eu deveria aprender com esses erros.
Desculpe se as vezes não te ouço...
Mas admito que, uma hora ou outra, acabo percebendo que você tinha razão... Você sempre tem...
Quando eu “crescer” (entre aspas porque no tamanho não cresço mais, né?) quero ser igual a você! E cuidar do meus filhos, e ser exemplo pra eles assim como você é pra mim!
Te Amo!


PS:Mãããe, a Globo fez uma homenagem especial pra você! tá passando Toy Story! Você devia tá aqui pra assistir comigo comendo pipoca! \o/

2 comentários:

  1. Parabéns por essa homenagem que fez para sua mãe. Ela vai gostar muito. Gostei de sua criatividade e originalidade. Continue assim. Tá no bom caminho. Té.

    ResponderExcluir
  2. Eu li, tudinho! E não dormi, haha.
    Adorei seu blog Ana. Beijo, te amo!

    ResponderExcluir