quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sobre Elizabete Contini...

Conheci a Elizabete, a Professora Elizabete ou simplesmente a Bete quando eu fazia a 5ª série. Se não me engano, ela havia acabado de chegar em Palmas, e me dava aula de Artes. Me lembro que era a minha professora predileta, não só por que eu gostava da matéria, mas por que ela era muito legal, divertida.
Uma vez fiz uma cartinha pra ela, nem me lembro o que havia dentro, se era um texto um desenho... Mas me lembro que escrevi o nome dela errado, e ela achou a maior graça. rs
Quando eu estava na 7ª série, decidi que queria fazer Artes Cênicas na faculdade, não me lembro por que, mas comentei com ela, ela abriu um enorme sorriso e começou a me contar de todas as coisas maravilhosas que ela havia feito enquanto fazia o curso, até perdi o intervalo, mas eu não me importei, por que eu adorava conversar com ela.
Eu sai daquela escola, e por isso ela deixou de ser minha professora, para ser colega, sim, colega... Nos encontramos em algumas oficinas de dramaturgia do SESC. Me lembro de uma que eu não estava me sentindo muito bem, e ela veio conversar comigo, saber como eu estava, sempre muito atenciosa.
Uma vez discutimos pelo orkut sobre Leitura Dramática, ela não havia concordado com a avaliação que eu e uma amiga havíamos feito da apresentação de alguns alunos dela, sempre tentando ensinar, ela mandou textos e mais textos sobre o assunto, pra que a gente lesse e aprendesse mais.
Fico me perguntando: “Como alguém é capaz de tirar a vida de outra?” Não importa qual seja o motivo, não consigo imaginar o que passa na cabeça de uma pessoa que o faz. Assisti um filme esses dias que dizia : “Somos animais, como pra qualquer animal, matar é instinto. Mas somos racionais, e as convenções, dizem que não devemos matar, por isso não fazemos”, não concordo. Justamente por sermos racionais, nós sabemos que não é preciso matar, por motivo algum. Acho que este é tipo de assunto que pode levar horas e horas de discussão, sem chegar a um consenso.
Além da família, e dos amigos próximos, existe um grupo que vai sentir muita falta desta querida professora, são os seus alunos de teatro do Espaço Cultural de Palmas, eis aqui um pouco do que eles sentem, e de alguma forma tentam explicar a falta que a “mestre” ira fazer...

Alguém apagou a Luz
“Poema dedicado a Elizabete Contini”

O que aconteceu? ninguém sabe explicar!
A luz se apagou, o teatro escureceu;
Agora procuro e não consigo encontrar;
O que encantava a todos ...

O que aconteceu? ninguém quer explicar!
Por que a luz se apagou e o teatro escureceu?
Cadê a luz que me ensinava a brilhar?
Sua ausência é presença constante!

Se alguém pudesse explicar
Eu queria ser o primeiro a saber;
O porquê de alguém querer apagar essa luz;
Que brilhava e nos fazia tão bem

Será que alguém, algum dia vai explicar?
Todos querem entender,por que naquelas salas e corredores;
Onde escutávamos suas gargalhadas contagiantes;
Agora silêncio que não queremos escutar.

O que aconteceu? Alguém pode me explicar?
Será que eu vou entender?
Minhas lembranças se tornam consolos;
Guardados de uma enorme interrogação, do porquê ?

Se alguém puder me explicar Quem apagou nossa luz,
Não me diga nada,não quero saber...
Apenas fecharei meus olhos para relembrar daquela luz
Que iluminava e talvez um dia a reencontrar !


"Em todas manifestações de artes em minha vida eu vou lembrar de quem ensinou meus primeiros passos!"

Fabyn Branquin


Nota:
Elizabete Contini, 45 anos, era professora concursada do Centro de Criatividade(Espaço Cultural de Palmas), onde lecionava aulas para crianças e adolescentes,
atuando na criação, montagem e direção de espetáculos teatrais. A professora foi encontrada sem vida, próxima à Praia do Prata (Palmas-TO) na noite de terça-feira, 13/07/2010, de acordo com a Policia com marcas de estrangulamento. Ela havia desaparecido na segunda-feira, 12/07/2010 . O corpo foi velado e enterrado no Cemitério Jardim da Paz. Até a data de hoje,15/07/2010,ainda não se sabe quem o fez, nem porque motivo a professora foi assassinada.


“É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais "

24 comentários:

  1. poxa que triste isso! Nessas horas eu me pergunto se ainda existe alguma salvação pra toda essa violência... vamos acabar todos mortos por causa da ignorância, do egoísmo e da insensibilidade que anda tomando conta de grande parte das pessoas..
    é triste isso.. e o pior é que eu mtas vezes perco a esperança de que é possível um mundo melhor..
    bom... bola pra frente pra nós! beijos

    ResponderExcluir
  2. Esta luz que se apagou, vai brilhar para sempre no coração de todos que a conheceram, pois sua postura e atitudes sempre foi a marca desta linda pessoa, agradecemos a todas manifestações de homenagens postadas a ela.
    Fica nosso agradecimento a todos.
    de seu irmão e sempre apaixonado.
    ROGERIO XAVIER CONTINI

    ResponderExcluir
  3. É com enorme aperto no coração que agradeço todas as manifestações de carinho pela minha irmã, estamos todos indignados pela maneira do ocorrido, porém ao lembrarmos da maneira dinamica e carinhosa que ela olhava a vida, fica para nós o aprendizado de não disperdiçar nossos momentos com rancores e aborrecimentos, e sim objetivarmos mais a paz, o amor e solidariedade no coração das pessoas.

    RENATO CONTINI JR. (irmão)

    ResponderExcluir
  4. LUZ DO SOL, que a flôr traga e traduz, em verde novo, em folha, em graça, em vida, em força, em luz... E assim se traduz Elisa_Flôr!!!
    Pequena gota que sou a refletir tua luz infinita e eterna...
    Sandra Oliveira _ Samadhi (colega e amiga)

    ResponderExcluir
  5. Nossa luz...
    Sempre alegre, dedicada, carinhosa e sensível. Minha tia realmente foi uma pessoa digna de todo esse carinho!
    Mesmo com a saudade e a tristeza, ainda é bom saber que ela era tão querida por tantas pessoas!
    Muito obrigada a todos pelas homenagens!


    LARISSA VASCONCELOS CONTINI (Sobrinha)

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo o poema "Alguém apagou a Luz", mas temos a certeza que esta "Luz" chamada Elisabete Contini, brilha ainda e talvez muito mais até, em outra dimensão! E seu sorriso e alegres gargalhadas nunca serão esquecidos por todos nós !!!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo o poema "Alguém apagou a Luz", mas temos a certeza que esta "Luz" chamada Elisabete Contini, brilha ainda e talvez muito mais até, em outra dimensão! E seu sorriso e alegres gargalhadas nunca serão esquecidos por todos nós !!!

    MIRA BENVENUTO

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom encontrar homenagens a nossa querida Elisabete. Ela foi a nossa iniciaçao no mundo da Arte do Teatro. Como vc bem escreveu em todas as manifestaçoes de Arte na nossa vida, vai ter sempre a cara dela. Nossa nao sei se é so comigo, ou com os outros alunos dela, mais sempre que pensava em teatro, em alguma peça boa que tava em cartaz, em como seremos no futuro com relaçao a arte, em algum projeto legal, era sempre ela que me vinha a cabeça. Agora nao sei mais cmo fazer. Todas as vezes que subir no palco e sentir a formiguinha no pé vou lembrar dela!
    Me pergunto agora 'Cadê a luz que me ensinava a brilhar?'
    Ela escolheu ser professora pra transmitir o seu saber, agora devemos fazer o que aprendemos!

    Érica Samara. Parabéns pelo texto! ;)

    ResponderExcluir
  9. Ana , Obrigada pelo seu depoimento em relação a Bete, é gratificante saber que ela era tão querida, e mostrou aos seus alunos o caminho a seguir e como eles gostavam dela. Li ontem no site da jornalista robertatum.com.br que o Laudo Pericial deve sair dia 02/8. O monstro,digo no masculino, pq mulher não tem a força suficiente p estrangular, ele que fez o que fez com ela, com tanta covardia, vai ser pego, n existe crime perfeito. Embora o mesmo já tenha escapado do flagrante, talvez o clamor público ajude para que ele fique preso até o julgamento.Vai depender do inquérito e da Justiça. Obrigada por tudo. Carmen (prima da Bete)

    ResponderExcluir
  10. A 30 DIAS A LUZ SE APAGOU, O SORRISO FECHOU E O MUNDO FICOU MAIS TRISTE; AGRADEÇO TODOS OS QUE SE EMPENHEM PARA QUE TUDO O QUE ELA PLANTOU NÃO SEJA ESQUECIDO, E QUE AOS AMIGOS E ALUNOS DE PALMAS QUE NÃO DEIXEM DE COBRAR E SE INDIGNAR COM ESTE CASO QUE PRECISA DE UMA RESPOSTA, ESTE SER TEM DE SER PUNIDO POR ESTA MONSTRUOSIDADE.

    POR FAVOR NOS AJUDEM A COBRAR ISTO, REPASSANDO COMENTARIOS, COBRANDO JUNTO A IMPRENSA E AOS ORGÃOS COMPETENTES

    ResponderExcluir
  11. Cara Ana, estive em Palmas esta semana e percebi que as pessoas nem sequer se lembram do que aconteceu com minha irmã, sei que hoje saiu uma materia numa emissora de TV, e gostaria de contar com pessoas como voce para que este caso e a querida Bete não caia no esquecimento, não pelo menos até que seja feita justiça, que encontrem o ou os culpados pelo crime e que estes sejam punidos.
    Renato Contini Junior (irmão)

    ResponderExcluir
  12. Existem pessoas....que ao passarem por este mundo, fazem de seu ideal a tarefa de levar amor e sensibilidade aos corações que dela se aproximam...VOCÊ FOI UMA DELAS...Elisabete...

    Só nao podemos deixar que a pessoa maldosa que fez o que fez seja impune, a justiça tem que ser feita...

    Para a familia da Elisabete toda paz e amor..A saudade sempre fica...Afinal, o que é o tempo? Não é nada em relação a nossa grande missão. E que missão! Fiquem em Paz!



    Rosangela

    ResponderExcluir
  13. Amanhã fazem 02 meses que ela se foi, e fazem 02 meses que a justiça não encontra o culpado...

    Renato Jr.

    ResponderExcluir
  14. Ana, A polícia de Palmas até hoje n encontrou quem fez aquela barbaridade com a minha prima Bete Contini, eu li que vc a conheceu. Se vc pudesse adiantar alguma coisa p nós aqui de São Paulo eu já deixo meu agradecimento.Abraços Ana.
    Carmen Abruzzese

    ResponderExcluir
  15. Elisa... flor...
    Que falta você faz entre a gente...
    Brilhe!!!...
    Onde quer que esteja...
    Apenas brilhe!
    Marina.

    ResponderExcluir
  16. Será que podemos esperar alguma ajuda destes peritos que se encontram em Palmas para o simpósio, sobre o caso da Bete? E de que maneira cobrar das autoridades?
    Se alguem souber...
    Familia Contini.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que enquanto a justiça não resolve este caso..Teriamos que apelar para a midia...Tem pessoas que ficam famosas sendo expostas no youtube, porque não fazemos uma corrente e acionariamos todos os alunos, amigos, familiares e entramos no youtube aonde foi feito uma homenagem a Bete, se fizermos vários acessos, muitos acessos,quem sabe conseguiremos ir em algum meio de comunicação e fazemos o apelo de andar com o processo mais rapido. Porque se depender desta justiça, estamos perdidos.

    Um abraço e fiquem em paz

    ResponderExcluir
  18. filhos da bethe onde esta o amor de vcs foi sua mae que assassinaram onde esta as suas gratidoes ja que carinho nao existe por ela que gerou ivan e gabriel coloque um ponto final na relacao com esse ser chamado joao qualquer coisa e que ele apodreca no inferno que e o lugar dele.............

    ResponderExcluir
  19. minha indignacao perante esse caso...onde esta o por amor que esses filhos nunca demonstraram nenhuma frase de carinho por essa mae que foi abatida pelo homem que se casou com ela e estavam juntos desde a adolescencia ............

    ResponderExcluir
  20. Ana gostei muito de seu texto. Assim como vc admira muitíssimo minha amiga. Achei muito linda sua homenagem.

    hoje li sobre a entrega do caso ao MPE e que a prisao preventiva foi negada. Confesso que me decepcionei mais uma vez.

    Espero que apesar de toda falta de amor e justiça presentes entre nós neste mundo, a alma de minha amiga esteja feliz e em paz, como ela sempre acreditou com sua espiritualidade.


    Beijo querida Ana.

    ResponderExcluir
  21. Conheci a querida Beth em São Paulo, no distrito de Terra Preta, no ano de 1997. Foi uma colega muito querida por nós, saudades de um ser tão especial. Digo que a Beth foi um grande ser humano que falava com os olhos, sempre brilhantes e alegres... Saudades... Ana parabéns pelo texto oferecido em memória a professora Beth que realmente amava o que fazia...

    ResponderExcluir
  22. Querida prima, sei que esta junto ao pai DEUS, e dai de cima esta olhando pela sua família, e um dia todos estaremos juntos, quanto a este maldito que lhe fez mal, tenho certeza de uma coisa aqui na terra mais cedo ou mais tarde ira pagar muito caro, muita luz descanse em paz, até.

    ResponderExcluir
  23. Eu Claucia Xavier Contini ainda hoje com o coração sangrado depois de três anos e meio sem nenhuma resposta do culpado por esta façanha ingrata ,A unica esperança é que éla esteja com Deus e que lá de cima possa olhar pelos filhos. Mesmo sem nada resolvido, Agradeço a Deus por todos os anjos que postarão os carrinhos que éla recebidos Obr5igado á todos, Que Deus os ilumine.

    ResponderExcluir
  24. Não é fácil falar de alguém que amamos tanto e que sabemos que de uma forma tão cruel e medonha, partiu para outro plano. Desconhecemos as razões, os motivos, se é que existem para tal acontecimento, mas acredito que a Vida ( espirito ) é eterna e que minha irmã, como ela sempre quis que eu fosse, pois eramos primas e como ambas não tinhamos irmãs do sexo feminino e eu mais velha, ela sempre quis ser minha irmã, cheguei a acompanha´la ao altar como sua madrinha, que muito me honrou. Conheci sua casa em Palmas e mostrou cada detalhe da sua vida e da sua casa e cidade. Adorava seu trabalho, era apaixonada pelos seus filhos, e sempre demonstrou um enorme carinho aos seus familiares. Sabes, Prima, ou melhor,"Magrela" como sempre a chamei, por apelido de criança, lágrimas rolam no meu rosto ao escrever estas palavras, pois a saudade de sua presença fisica ainda é muito forte. Mas peço, rezo, oro , desejo e imploro que estejas bem, hj seguindo seu novo caminho,e que seja repleto de Luz e muitas flores, pois elas sempre te representarão, na sua beleza, harmonia e Amor. Amor este representado no poema e nas palavras de todos que aqui deixaram, e daqueles que mesmo não tendo escrito vibram positivamente para que estejas bem e recuperada de tudo o que passou. Sigas seu caminho, mas lembre-se que um dia nos reencontraremos, não importa o ano, o local, ou e mundo, o que importa é que teremos nova oportunidade de convivermos juntas, quem sabe.....Minha Irmã!.........Sônia Maria

    ResponderExcluir