segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre Pena de Morte...


Nos Estado Unidos, a pena de morte e a pena que (na maioria das vezes) assassinos recebem para pagar por seu erro. Mas seria essa a melhor maneira de resolver o problema? É matando que se resolve o problema da morte? A pena de morte era muito usado pra executar criminosos e oponentes políticos e pessoas que ele diziam ser indesejáveis como deficientes físicos ou mentais, judeus e homossexuais. Na época nazista ela foi usada sem dó. A pena de morte para o ditos indesejáveis na verdade era considerada como um ato arbitrário. O site Wikipédia diz “A pena de morte, a condenação, a sentença e a sua execução resultam da aplicação de uma lei conforme com os ritos e as regras de um processo da justiça criminal ou militar”, ou seja. hoje a pena de morte é um ato da Justiça, sujeito às regras do Direito e da Lei.
Mas nem todos os países, são a favor da pena de morte. No Brasil, a ultima sentença foi a do escravo Francisco, em Pilar das Alagoas em 1876. A pena de morte foi abolida no Brasil para todos os crimes não-militares na constituição de 1988.
Já ouvimos muitas histórias de pessoas que foram liberadas da pena de morte por não estarem em condições mentais saudáveis na hora em que cometeram o crime. Acredito que ninguém seria capaz de tal coisa. Até porque já é provado que existem pessoas com determinadas doenças mentais, que cometem crimes absurdos, a sangue frio, ou seja, não tem noção de que aquilo vai fazer mal a alguém, ou que aquilo vai chegar a tirar a vida de uma pessoa. E outros assassinatos, são acidentes, pode até estar cometendo outro tipo de crime, o que não siguinifica que ela queria matar alguém.
Não, pena de morte não é a solução. Acho que nunca haverá uma solução para tal, por que, como já disse, não acho que seja feito de caso pensado, talvez inocência de minha parte, não creio que alguém em estado mental saudável seja capaz de fazer isso.

Obs: Redação feita após discussão na aula de Comunicação e Expressão

Um comentário:

  1. Para que Haja Mais Nesse mundo mal, Não sou um favor a pena de morte da. Para MIM , DEU Deus uma vida nd cam e horas em Ele Ele queria. Para que ace Tenho Pessoas Mais para sustentar esta barragem , ainda continuou a Prisão perpétua achando Mais Solução viável . Abraços

    ResponderExcluir