quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sobre Perdas e Lágrimas...


É realmente muito ruim quando perdemos de vez, algo de que gostamos muito.
Pior ainda é perder de vez alguém de quem gostamos muito.
Parece que o mundo vira de cabeça pra baixo, toda a rotina muda, e por alguns dias, você deixa tudo pra traz e vai ficar com sua família ou amigos, lamentando aquela perda.
Não sei por que lamentamos tanto essas perdas. É difícil entender porque aquela sensação de que agora está tudo bem (isso no caso da pessoa ter sofrido),demora tanto para chegar, e de que agora aquela pessoa está bem.
E no caso de nós cristãos, mesmo crendo no céu, e de que o Papai do Céu está lá nos esperando, demoramos pra associar isso à morte da pessoa querida!
Temos sempre que tentar por na nossa cabeça, que o que acontece, sempre é o melhor, por mais difícil que seja isso. E sempre tentar lembra, que a pessoa que perdemos esta em um lugar bem melhor que nós. Ela encontrou a paz que todos nós buscamos.
Choramos tanto né?
Lendo um pouco sobre isso, vi várias colocações do porque choramos: Por não veremos mais a pessoa, ou seja, saudade. Por remorso por não ter dito coisas que deveriam ter sido ditas. Por dó da pessoa que morreu, ou dos parentes dela. Mas é unânime a opinião de que choramos por nós mesmo, pela falta que vamos sentir da pessoa, e dos momentos que não voltaram mais.
Mas o que mais me deixou de certa forma até tranquila foi essa descrição sobre o choro:

“O choro pode ter vários significados: compaixão, culpa, remorso ou sensação de perda, orgulho, ofensa, etc.
É uma reação natural do nosso organismo de defesa e desabafo contra um sofrimento.Nos permite sentir alivio .”


Acho que é disso que precisamos, alivio, por tanto, se você perdeu alguém recentemente ou já faz um tempinho e ainda não esqueceu (difícil esquecer né), ou a dor não tiver passado, chore, chore mesmo, sem medo, sem vergonha, você tem esse direito, ele direito de se sentir aliviado(a).
E fique bem!


Para mais informações sobre o choro...

Um comentário:

  1. nossa ana, muito lindo mesmo. chorei muito lendo esse texto, mas é um choro de alívio.
    ele está melhor agora, sei disso.
    voce foi a pessoa que mais me deu força, nem sei como agradecer.
    parabéns pelo blog, beijo. mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir